domingo, 31 de agosto de 2014

Análise do Jogo "O Elvas" vs Real SC






Derrota pesada perante o Real Massamá por 0-4, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores "A", 2ª divisão, série D.

O Real inaugurou o marcador logo aos 2 minutos de jogo por intermédio do avançado Luís Camará ponta de lança muito veloz de origem africana e proveniente do Atlético Clube de Portugal. O mesmo jogador no minuto 17' ampliou a contagem e adivinhava-se uma goleada na medida em que a equipa do Elvas demonstrava que não tinha andamento para este adversário em que a maioria dos seus jogadores já fez 18 anos de idade, enquanto que os jovens elvenses na sua maioria apenas têm 16 anos e deveriam estar no campeonato de sub 17. Esta diferença de dinâmicas é lógica na medida em que dois anos de diferença é bastante notório nestes escalões etários e não se compreende porque razão, tendo o clube apostado em participar neste campeonato não foi recrutar jogadores de sub 19 e aí sim, enfrentaria os seus adversários em pé de igualdade em termos etários.  


Mesmo assim, "O Elvas" poderia ter reduzido o marcador antes do intervalo, mas o jovem João Carlos, que é um dos atletas promissores do plantel elvense, na transformação de uma grande penalidade facilitou, permitindo a defesa ao guarda-redes Miguel Pereira.


Na segunda parte aconteceram mais dois golos da equipa do concelho de Sintra, que para além dos executantes, fez a diferença a sua melhor condição física e uma excelente circulação de bola que lhe permitia o domínio do jogo, causando muitas dificuldades ao setor defensivo do Elvas. O terceiro golo surge por intermédio de Diogo Soares no minuto 53. E já na fase final do jogo no minuto 82 Álvaro Pestana, acaba com as poucas esperanças que restavam aos jovens jogadores azul e oiro.


Na próxima jornada "O Elvas" desloca-se a Alverca, jogo que se antevê difícil, na medida em que este Alverca não é uma “pera doce” foi ganhar 4-2 a Mafra.


Em resumo, este conjunto de jogadores faria certamente um excelente campeonato de sub 17, mas sinceramente, a direção do clube e respetiva equipa técnica não decidiram da melhor forma, colocando em dificuldades estes jovens que até têm valor, disputando um campeonato de escalão superior, o que os fará desmotivar se os resultados continuarem a ser semelhantes ao da 1ª jornada, facto esse que não será também animador para a massa associativa e familiares dos jovens.


19 comentários:

  1. Isto é uma vergonha andaram o ano inteiro a criticar o departamento sénior e agora ainda fazem pior e então isto não é uma despesa desnecessária pois se não tinham juniores porque entraram neste campeonato e foram meter os juvenis só para não desistirem mas com os seniores foram logo muito rápidos a suspende-lo. É vergonhoso o que está a acontecer no Elvas a comissão são uns zeros á esquerda e os da formação é que mandam e vamos ver quantas cabazadas vão levar os miúdos que são quem menos culpa tem nisto tudo.

    ResponderEliminar
  2. Sem culpa nehume para estes jovens, mas muitas culpas para os pseudo treinadores que para ai andam a brincar ao futebol. Triste o que se está a passar no nosso clube.
    O Elvas está desgovernado á muito tempo, e pior ainda o facto de se ter criado 2 clubes dentro do proprio clube, só não vê quem não quer.
    O clube, os atletas, adeptos, simpatizantes, sócios e cidade, mereciam independentemente dos orçamentos disponiveis, mais respeito.
    Andam neste clube alguns a tirar dividendo pessoais, que em muito teêm prejudicado a evolução desportiva do nosso O ELVAS CAD.

    ResponderEliminar
  3. O Campeonato Distrital AF Portalegre principia no último fim-de-semana deste mês, dias 27 e 28. A prova tem dez equipas é disputada em duas fases: Terrugem, Monfortense, Mosteirense, União Desportiva Sousel, Fronteirense, Estrela de Portalegre, Crato, Gafetense, Gavionenses e Montargilense.
    Não acham estranho que as duas equipas históricas O Elvas e o Campomaiorense não participam, pois é uma realidade mas é triste e empobrece o futebol e isto tudo por incompetência dos dirigentes desportivos. Só espero que dentro de um ano não venham outra vez os senhores da pseudoformação dizer que o clube ainda não está preparado para ter uma equipa sénior.

    ResponderEliminar
  4. Formação de O Elvas, bla bla bla bla bla bla. Os responsaveis o que lhe dão é nos jogadores que deram aos grandes ! Para isso voltem ao tempo do Alexandre que dava os mesmos resultados. Pontualmente sempre houve bons jovens,
    . Nem teve nem tem a ver com a qualidade da formação. Agora há dois juvenis no sporting e um iniciado no porto. É o que a formação produziu em 12 anos. E antes destes 12 anos ? Luciano Perdigão, Fernando Monho, Zé e Adolfo Soares, Balseiro, Luís Vidigal, Malhado, Sereno. E ponham lá mais jogadores de 2º nível que andaram ou andam pela 2ª como o Luis Piçarra, Toni Vidigal, Tiago Rente. Formação ou talento puro ?

    ResponderEliminar
  5. Aos entendidos do Futebol:
    - - Recrutar fora de Elvas implica transporte,por isso que se tenha conhecimento so existe uma carrinha que vai a terrugem e S.Romão e recolhe 4 atletas todos sub-19,não ha orçamento para ir mais longe recrutar.
    - Atletas com idade de Juvenis(4).
    A todos os detratores de OELVAS"- certamente irão engulir alguns pontos que esta equipa venha a fazer.Mas já agora o porque de tantos pseudo Elvenses estarem contra esta Equipa de Juniores de O ELVAS?? Que culpa tera a equipa tecnica e os miudos de não haver Seniores??meus senhores viva o Elvas esteja quem estiver na comissão ou na formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que recrutar fora de Elvas implica transporte, mas apostaram em participar num campeonato nacional, o que quer dizer que já se sabia que tinham que fazer algumas despesas mas que fossem de qualidade ou então não valia a pena participar sob o risco do clube ser enxovalhado por equipas de segundo plano, pois não vão defrontar nem o SLB nem o SCP nem o Belenenses, etc. Isto só prova que o treinador não tem a noção dos adversários que vai defrontar e deviam se ter precavido para haver mais igualdade com os adversários. Ninguém está contra a equipa de juniores os miúdos não têm culpa das asneiras feitas pelos dirigentes e quanto aos treinadores todas as equipas normalmente contratam treinadores que foram antigos jogadores pessoas com experiência no futebol que possam ensinar algo aos jovens e nunca pessoas de outras profissões que nada têm a ver com o desporto, por isso já muitas vezes se falou aqui no blog do técnico Roquete pessoa que sabe ensinar os miúdos, pois são este tipo de treinadores que deveriam ter contratado e além disso como dizem que a formação é auto- sustentada não deveria ter problemas monetários com os subsídio que dispõe.

      Eliminar
  6. É uma vergonha andarem a difamar miúdos que deram um campeonato nacional de iniciados e outros tantos que foram campeões distritais vários anos pelo clube...
    Em vez de criticarem deviam era apoiar a equipa, os atletas.
    Pode ser que quem tanto mal fala desta equipa que leve uma chapada de luva branca.

    ResponderEliminar
  7. Eu volto a dizer os jovens jogadores não têm culpa do que se está a passar no clube. Os responsáveis são os directores e os treinadores, porque uma coisa é ser campeão distrital que muitas vezes o foram os jovens da formação desde sempre e não só dos últimos 10 anos como afirmam os senhores da formação. O Elvas teve sempre boas equipas de jovens embora tivesse treinadores na maior parte das vezes sem categoria para o cargo, mas este ano é um ano especial porque o clube atravessa uma crise financeira muito grande e não era admissível que participasse num campeonato nacional tendo dificuldades económicas e por isso se suspendeu os seniores e deveriam também ter suspendido os juniores, devido às grandes despesas com as longas deslocações e o transporte de jogadores de fora, E nos
    próximos anos já com algumas dívidas resolvidas então fariam novamente os juniores e os seniores. Até porque este ano não existia praticamente plantel júnior e tiveram que trazer alguns dos Elvenses porque estes não participaram e é mais um motivo para não terem participado neste campeonato. por último se esta equipa vier a fazer alguns bons resultados é exclusivamente pela sua qualidade e não de quem os dirige.

    ResponderEliminar

  8. É muito triste quando se comenta aqui ou até na cidade sobre o as camadas jovens e equipa principal. Pergunto eu: será que o Elvas não é um só clube ? (parece-me que não).
    Mas é pena. Sabemos todos que só a união poderá levar o Elvas para a frente, tem de deixar de haver formação e equipa principal para passar a haver um clube com vários escalões e nada mais.
    E também que não há novos e velhos a ou para dirigir os destinos do Elvas, há sim nós Elvenses, sócios e simpatizantes do Elvas e até dos Elvenses(clube), porque num futuro e se continuarem neste desporto do futebol poderão vir a representar o ElvasCAD.
    Deixemo-nos de intriguices e, todos, mas todos devemos apoiar quem agora dirige, e se houver descordo disto ou daquilo pouco, tempo antes do termino do mandato quem pensa que os que estão, não conseguiram fazer tudo bem então juntem-se uma meia dúzia ou mais, e concorram para formar uma outra direção para dirigir os Elvas, mas o clube num todo.
    Não faço parte de nenhum grupo sou simplesmente Elvense, simpatizante adepto mas, penso que o que tem estado a prejudicar o nosso clube tem sido a divisão que existe dentro dele mesmo, e vou só dar um exemplo de quem me contou o seguinte: ( já foi à algum tempo), houve um treinador de futebol que quis falar com um responsável do futebol e, quem atendeu o telefone foi uma pessoa que treinava uma equipa da formação, que pelo que me foi contado, devia ser uma pessoa não com muita idade, ao qual respondeu o seguinte, depois da pessoa dizer o porquê do dito telefonema, “o Elvas não precisa de treinador porque já temos por cá muitos”, e não me contaram mais do que isto.
    Como só costumo encontrar-me semanalmente, talvez por não terem assim muita lidação com a minha pessoa, não quiseram continuar neste assunto.
    Também outro grande mal tem sido a contratação de pessoas que nada têm a ver com o futebol para o comando da equipa principal, ao provarem que não têm qualquer conhecimento ou formação, como por exemplo os dois últimos responsáveis pela equipa sénior, o Baleizão e o J.Vicente, extremamente carente em conhecimentos de como formar e treinar uma equipa de futebol.
    Ao ler um texto, não quer dizer que saiba a matéria.
    E ter canudos não significa conhecimento.
    Por isso devemos pensar que temos vários escalões, várias equipas mas, um só clube, isto é muito importante e só assim podemos ultrapassar não só este momento que está muito difícil, como está também para todos os outros clubes do país, mas todos. União trabalho e honestidade de todos nós Elvenses, sócios, simpatizantes e adeptos .
    Viva o Nosso Elvas.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo com o comentário anterior(das 00.05) pois o grande problema do clube tem sido a divisão que algumas pessoas fizeram no clube. Qualquer clube de futebol tem que funcionar apenas para todos os escalões sem menosprezar qualquer, pois todos fazem parte dele. Desde os benjamins até aos veteranos e só quando voltar a funcionar assim o clube será mais forte e regressará às vitórias. Tem que ser bem orientado e gerido tanto economicamente como desportivamente e terão que ser pessoas que saibam o que estão a fazer pois um clube desta natureza não é uma simples associação recreativa como há muitas na cidade pois é muito mais complexo e requer conhecimentos e também no recrutamento de pessoas para trabalhar nos vários projectos do clube. O tema da formação é problemático e não existe só no Elvas até os clubes grandes têm problemas em geri-lo e tem sido um tema desportivo nacional em debate, principalmente no aproveitamento dos jovens jogadores para as equipas principais e para as selecções nacionais. E para que tudo resulte é necessário que no próximo ano quando houver eleições se escolham as pessoas certas e isso será a chave do êxito do clube no futuro próximo.

      Eliminar
  9. Não há dinheiro ? Suspender a equipa júnior? Então iam jogar para onde? Sendo assim suspendia-se os juvenis ou os iniciados, porque os juniores? são menos que alguém? Tiveram que trazer alguns dos Elvenses? Não existe um único elemento que na época passada tivesse feito parte de um plantel dos Elvenses! Não há juniores suficientes? Só 4 dos 20 atletas é que são juvenis, Informem-se melhor antes de falarem.. É triste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zé Picado e o Piçarra já os mandaram a passear foram -se embora e não quiseram mais treinador os miúdos para não aturar os pré-potentes chefes da formação que agora mandam em todo o clube. É uma vergonha o que se continua a passar no Elvas.

      Eliminar
  10. Parece que contactaram o Baleizão para coordenar a formação e dizem que não há dinheiro!!!!

    ResponderEliminar
  11. o baleizão ? depois da porcaria que fez aqui no clube, sinceramente parece que vamos de mal a pior, o homem pode ter talento para vendedor de aspiradores mas para o futebol nem para por os atacadores nas botas o homem serve, como adepto peço por favor esqueçam este nome em tudo oque diz respeito a futebol, mais uma vez POR FAVOR.

    ResponderEliminar
  12. É pelo ódio que as pessoas têm a quem serve/serviu o clube que o Elvas está como está. Existe uma gentalha que quer o fim do Elvas e que nada lhe agrada. E por saber que o Elvas um dia pode voltar a ser o que foi, que tudo faz para não permitir e vive à base da infâmia e difamação. Esta gentalha são sempre obstáculo a tudo o que pode acontecer no clube.

    ResponderEliminar
  13. Não é ódio, foi mas sim pessoas que vieram aproveitar-se do clube pricipalmente estes dois ultimos treinadores que o Elvas teve diga-me agora o Sr. comentador das 13,13h. onde é que estes dois ultimoos jogaram, que experiencia tinham e quem foram eles no futebol, todos nos com alguns anos sabemos que se aprende fazendo não chega ler os livros e como já foi aqui comentado não é por ter diplomas que se tem cappacidade , a pratica é muito mas muito diferente. pode-se aprender a nadar lendo uns livros mas quando o fulano for para dentro de agua morre afogado

    ResponderEliminar
  14. É por saber muito de futebol , do cheiro do balneário e do bla bla bla de sempre que o Costinha e o Abel Xavier deram grandes treinadores. O eusébio, o pelé e o maradona foram uns treinadores também muito bons foram. Ser treinador não chega só ter jogado, é preciso muito mais. Muitos jogadores quando penduram as botas metem se como treinadores para continuar a receber o tacho, não percebendo nada daquilo. Já que esta numa de exemplos, diga me lá: o médico para ser médico tem que ter todas as doenças para estar apto ou precisa de conhecer as doenças e os meios para resolvê-las. Cheira que você deve ser um daqueles ex empurradores da bola, que foram corridos e já nenhum clube lhes pega, porque nem um treino sabe dar, quanto mais...

    ResponderEliminar
  15. o Sr. das 16,21 ( deves ser um dos que andou a treinar a equipa a epoca passada ), nem merece comentário depois do que fez no Elvas.
    foi, foram daqueles que além de não trazerem nada de novo ao clubbe ainda por cima o prejudicaram. O Elvas não precisa de pessoas com talentos de vendedores que são oprotunistas e mediucres e são esses mesmos mediucres que conseguem convencer e ter todo o tipo de argumentos para atingiirem esses ditos lugare. não sou sócio mas sou um adepto que gosto muito da minha terra,dos meus clubes e de futebol. o Elvas precisa de gente sérias e eles não o foram.

    ResponderEliminar
  16. também nao chega so ter sido jogador de futebol tambem e preciso terjeito para tal como em qualquer profissao mas tambem nao chega tirar um curso e ire treinar uma equipa pode se ter muito jeito mas quem pouco ou nunca andou vários anos no futebol como em muiitas outras profissoes na verdade nao entende nada de futebol como e o caso e nos fomos prejudicados por este mesmo motivo e quem andou la dentro apercebeu-se disso mesmo. podem ser muito bons rapazes mas para treinarem uma equipa de futebol nao me parece que tenham capacidades para tal, assim vao apaerecer clubes que umas vezes serao mais prejudicados outras menos depois depende tambem dos jogadores que têm estes dois ultimos se os clubes abrirem os cordoes e contratarem jogadores bons ou caros podem fazer brilharetes mas nem sempre como nos aconteceu este ano mudaram a equipa a meio do campeonato o que mostra total ignorancia e ainda por cima profissionais e viu-se o que aconteceu foi o ELvas ser mais uma vez alvo de pessoas que vieram para se promover ate podia calhar. por isso teremos que ter muito cuidado no futuro nao chega os diplomas ou as pessoas de palavreado fácil.

    ResponderEliminar