domingo, 20 de abril de 2014

Análise do Jogo SC Praiense vs "O Elvas"


Depois da derrota amarga no campo do Sporting Ideal, a equipa do Elvas apresentou-se sete dias depois na Praia da Vitória com algumas alterações no seu onze habitual. Jorge Vicente arriscou a colocação de Rui Santos ao lado de Danilson, passando Braíma para o meio campo, facto que não só não resultou como também provocou uma enorme instabilidade no setor defensivo e também no meio campo, uma vez que Braíma nunca se adaptou nesse setor do terreno e estando muito habituado ao Danilson dupla que sempre funcionou bem e tudo isto veio resultar nas ocasiões transformadas em golo, quase sempre na zona dos centrais e que magistralmente Rúben Rodrigues soube aproveitar fazendo os dois primeiros golos da equipa insular.

Por outro lado, Rui Cardoso tinha pela frente sempre dois adversários em que um deles era o veloz Queirós que obteve o terceiro golo e tudo isto com a equipa do Elvas a ver jogar, sem pressionar, sem fazer transições que incomodassem a baliza de André Vieira e ao mesmo tempo não obedecendo às ordens dadas pelo técnico e depois de tantas chamadas de atenção que a equipa técnica fez nos treinos relativamente aos jogadores mais perigosos do Praiense. É incompreensível esta falta de atitude da maioria dos jogadores, com algumas exceções daqueles que continuam envergando a camisola do Elvas com brio e dignidade.


Na segunda parte, continuou a mesma atitude e claro já dez contra onze depois da expulsão de Gregg, ainda mais difícil seria. Mas os jogadores alentejanos como já tinham entrado em campo com uma única palavra na sua cabeça “resignação” estavam conformados e convencidos de que já não era possível chegar à manutenção depois do desaire no campo do Ideal, este comportamento da equipa só tem esta explicação, a não ser que exista outro tipo de conflitos, de qualquer forma, na minha opinião deve ser apenas uma questão de desmotivação devido aos maus resultados e o não alcançar dos objetivos propostos. No minuto 61 o resultado era de 6-0 score demasiado pesado para o valor entre as duas equipas, pois em situação normal poderia não passar de um golo de vantagem ou até mesmo o empate.


 Para além da derrota, as consequências são enormes, primeiro o resultado escandaloso, segundo com 3 expulsões Gregg, Mané e Jorge Vicente e terceiro o Praiense fugiu definitivamente das contas da manutenção e agora só existe uma possibilidade, que é a de alcançar o Ideal para poder ir ao play-off, que tem mais 4 pontos do que o Elvas. No entanto o Elvas tem agora um plantel muito reduzido e com estas duas expulsões ainda complica mais a tarefa ao treinador para defrontar nada menos do que o primeiro classificado, o Casa Pia.  É necessário que a direção e equipa técnica mentalizem a equipa para ter uma atitude digna nas quatro jornadas que faltam, quer consigam ir ou não ao play-off, uma vez que os associados já anunciaram a resignação.


Os campeonatos acabam mas a vida continua e o Elvas quer seja no CNS ou no Distrital tem que continuar porque é um histórico do nosso futebol e esses não morrem.



21 comentários:

  1. Se o jogo tivesse sido planeado com os atletas que existem no clube não chegávamos a esta situação, porque toda o mundo aqui vai comentar pelo que diz o locutor da Rádio Elvas que é o caso da análise ao jogo acima referida, pois segundo me consta o atleta Braima sempre foi médio defensivo e não central só jogou nessa posição pelo azar da lesão do Oumar. Pois se de inicio jogassem a médios o João Carapinha e o Braima talvez o resultado não fosse aquele que sucedeu, porque se formos ver a substituição que fez com a saída do Cardoso e o recuo do Gregg para defesa esquerdo era de esperar que o Praiense carregasse pelo lado esquerdo da nossa defesa . Acham normal que estando um atleta que faz razoavelmente o corredor esquerdo tanto como médio defensivo como central ou defesa esquerdo não entre para o lugar do Cardoso e vá fazer esse lugar o Gregg ou foi para compensar aquilo que sucedeu em Sintra. Para a próxima jornada se ainda cá estiverem muitos dos atletas que fazem parte do plantel deveria jogar com Rafael Santos; Ricardinho, Rui Santos, Danilson e João Carapinha; Canoa; Braima e Luis Carapinha; Ricky; Emilliano e Lourinho. Se perderem só temos uma alternativa escolher aqueles que desejam jogar no clube e no Distrital e fazer equipa para vencer o Distrital e ao mesmo tempo estruturar a nova possível subida ao CNS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente sabe que o Braima é médio defensivo mas também toda a gente deveria saber que quando um jogador está muito tempo a jogar fora da sua posição poderá ter algumas difilculdades em voltar a adaptar-se. Vocês continuam sem aprender, tanto andaram aqui a falar no Rui Santos que o treinador vos fez a vontade e correu mal e ainda querem o rapaz que não tem velocidade nenhuma para este CNS. Eu gosto muito do rapaz e conheço-o pessoalmente mas quando uma pessoa nao dá simplesmente não dá.

      Eliminar
    2. Pois é o Rui Santos não tem qualidade, pois eu não gosto nem tenho que gostar do rapaz apenas tem que se arranjar um mártire para a falta de capacidade de outros elementos que fazem parte da equipa e têm menos capacidade que o Rui Santos. Já que este senhor já aprendeu, eu pergunto que jogadores do atual plantel do clube têm capacidade para jogar no CNS? De certeza que nem uma equipa de futsal fazia. Continue a comentar mas não dê lições daquilo que não sabe. O treinador não fez a vontade a ninguém, quanto a mim verificou foi tarde de mais da falta de qualidade de muitos atletas que fazem parte do plantel e agora tenta fazer aquilo que deveria ter feito de inicio, ou tem medo de que o ameacem de abandonar o barco, porque todos os atletas que sairam 4e disseram que o faziam por motivos profissionais, é uma treta sairam porque trabalhavam no duro e depois não jogavam. A equipa que temos cada um toca a sua viola e estão-se borrifando para as ordens que recebem de fora são indisciplinados taticamente e como tal perdem os estribos e cá vais uma goleada das antigas.

      Eliminar
  2. Eu pergunto se os centrais se estavam a entender por que razão foi o JV meter o Rui Santos se quisesse alterar seria para por o João Carapinha e nunca o Rui Santos e não me venham dizer que o jovem Rui Cardoso é um mau defesa esquerdo porque o rapaz até tem jogado bem e neste jogo apanhava 2 ou 3 pela frente porque os médios não marcavam e assim o corredor esquerdo foi um passador. muitos destes jogadores já estiveram em campeonatos nacionais portanto não é desculpa mas o menos culpado disto tudo é o jovem Rafael que levou 6 golos sem culpa nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael e o que menos tem culpa , e dos reforços foi o que mais foi criticado qnd chegou da Distrital ,vem se destacando

      Eliminar
  3. Muito bem! Até que enfim, alguém com olhos de ver.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava de saber porque razão o site zerozero apagou o Elvas da classificação desta 2ª fase da série G. Somos prejudicados pelas arbitragens, a FPF não nos paga as deslocações e fica com o dinheiro, estamos mal classificados e ainda por cima vem para a Internet este site nacional de futebol apagar o nome do Elvas da classificação como se nós tivéssemos desistido do campeonato. Isto é uma falta de respeito para o clube com mais história dos 8 desta série e até parece propositado, estamos a ser mal tratados pela comunicação social(www.zerozero.pt) e a direção devia apresentar queixa disto, porque já não é a primeira vez que sucedem erros deste género com o nosso Elvas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passados 5 minutos da minha mensagem o zerozero emendou a classificação do Elvas que esteve errada desde sábado à tarde. foi preciso fazer-lhe uma chamada de atenção para corrigirem os erros.

      Eliminar
  5. Bem pelo que vejo aki nestes comentarios acima escritos o Rui Santos é k teve a culpa da derrota. pois mt bem e agora pergunto eu uma espetadora k n foi ver o jogo se por acaso o jogo do elvas so decorreu os 90 e tal minutos so com o Rui Santos ? pois bem pareceme k n. e toda a equipa teve mal os defesas pk n defederam os avançandos pk n marcaram golos ..... etc etc. nenhum dos novos k veio para ca tem mais valor k o Rui Santos . mts de voces k se poem para aki a escrever nem sabem do k falam, pois gostava de vos ver a fazer so metade do k ele faz.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha senhora por mais que queira defender o seu mais que tudo e tem todo o direito de o fazer, escreva português como deve ser, não somos nenhuns adolescentes para andar aqui a ler este tipo de escrita. Quanto ao comentário em sí cada um tem a sua maneira de ver as coisas e o Rui só tem de responder dentro de campo e mostrar o seu valor coisa que não o têm feito, isto é a lei da vida quer seja em futebol, quer seja em qualquer outra profissão e as pessoas têm de aprender com isso.

      Eliminar
    2. Sr anonimo 21 de abril de 2014 as 14:15. a maneira como eu escrevo ou deixo de escrever nao lhe diz respeito, nada me impede de o fazer sendo eu que nao estou a ofender ninguem com a minha escrita. se por acaso ficou ofendido em nao perceber a minha escrita so lhe peco desculpa. Mas explique la se é so ele que tem k responder dentro de campo e mostrar o seu valor ? a equipa é so constituida por ele ? eu percebo pouco mas vejo la sempre 11jogadores em campo, nao vejo o porque destes comentarios. mas como voce o diz eu defendo quem eu quizer. apenas dei a minha opiniao e sei que todos tiverem mal.... mas olhe Deus queira sim que o treinador o ponho novamente a jogar para poder calar muito gente por aqui.

      Eliminar
    3. Já vi as imagens do jogo e sinceramente não foi pelo Rui Santos que entraram 6 golos e verifico nas imagens que há outros mais culpados que ele e joga sempre e no entanto é o pior jogador que o clube tem no plantel. Eu costumo dizer que se tem que ter paciência e ouvir todas as asneiras que aqui se comentam, por isso estamos em democracia.

      Eliminar
  6. Esta derrota veio trazer mais problemas ao clube, alguns sócios criticam jogadores,treinador e directores uma grande confusão. O melhor seria o Eng. Gonçalves ir ao balneário e dar dois murros na mesa para impor respeito pela camisola se se veste, porque o Elvas não é um clube qualquer e tem que ser respeitado e como o presidente Joaquim Santos é um bom contabilista mas é um mau lider, não lhe têm respeito e assim o engenheiro que tem capacidade para arrumar a casa pode resolver a questão para ver se não há mais goleadas que envergonhem o clube e os sócios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário ridiculo! Agora anda-se a pedir ao presidente da Assembleia para se meter nas coisas da direcção. A mesa da Assembleia é um orgão imparcial que só serve para distituir ou constituir direcções nada mais. Você nem conhece os estatutos do clube.

      Eliminar
  7. Os 3 clubes dos Açores proibiram as imagens no zerozero do resumo dos jogos realizados na ilha para não haver reclamações de penaltis e golos anulados, etc. para tramarem as equipas do continente. E como o Elvas fez algum barulho no penalti não assinalado ao Gregg contra o Ideal o melhor foi acabarem com as imagens e não porem em perigo o Ideal, enfim é o futebol que temos em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que persiguição meu Deus. O senhor fala coisas sem saber do que está a falar, ninguém pode probir a colocação de imagens do jogo, acho é que a rtp Açores não foi fazer a reportagem desta partida. Cresça lá um bocado se faz favor e deixe de colocar as culpas nos outros, O Elvas não jogou nada levou 6 secas e andam com a mania da perseguição a árbitros e aos clubes dos Açores e públiquem se tiverem coragem.

      Eliminar
  8. Já que o senhor nos ofende a dizer que proibimos isto ou aquilo aqui fica o video para sua excelência: http://v2.videos.sapo.pt/rtpacores/playview/8

    veja a partir do 10:30m.

    Cumprimentos Açorianos

    ResponderEliminar
  9. Triste fim desta equipa, que prometeu muito nos 3 primeiros jogos desta fase. Podiamos e deviamos ter feito muito mais, culpa??? Todos tem culpa, desde treinador (Que nos ultimos 2 jogos, na minha opinião não foram abordados da melhor maneira), direcção (Penso que são os "menos" culpados, o Elvas não tem €€€ para estas andanças), jogadores (Penso que na verdade são os grandes responsaveis por este desfeixo, principalmente quem veio de fora) O Elvas gasta 4000 € por mês só em estadia e alimentação de 9 atletas (Rafael, Omar, Braima, Danilson, Cardoso, Gregg, Aricson, Hemiliano, Mané), fora ordenados, todos na media dos 400€/500€. O Hemiliano, Danilson e Braima ganham mais que isso ,são os atletas mais bem pagos do plantel. O clube tem na ordem dos 15000€ de despesa em ordenados, estadia e alimentação. Na realidade não temos condições para gastar tanto dinheiro!!! Infelismente nós somos um clube de distrital, temos massa associativa de distrital (fala um sócio, que vai todos os domingos ver o Elvas), ninguem aparece aos jogos, ninguem vai fora ver jogos, nem uma miseravel rifa de 1€ querem dar a porta do estadio. E querem andar na 2 divisão??? Acordem!!! Nós só temos "velhos do restelo", alguem a pouco falou do sr. Eng. Gonçalves, com todo o respeito que eu tenho pelo sr. eng, não é pessoa para estar a frente do clube, quem critica os jogadores e o treinador afrente de todos os adeptos, como o fez no jogo contra o 1º Dezembro, não merece estar a presidir este clube. Este clube precisa de trabalho, precisa de gente com novas ideias, com organização, e acima de tudo que trabalhem todos em prol do clube, coisa que até agora não tem acontecido. Neste momento e em quase todo o mandato o Sr. Santos e o Sr. Carvão é que trabalham (e bastante) diariamente par o clube não morrer, foi muito bonito, no principio vermos Sergios Venturas, entre outors andarem de peito cheio, e agoram aonde estão??? O Sergio é um vaidoso de primeira que entrou no clube, não sei bem como e porque, treinar por favor o escalão do filho, onde vergonhosamente todos os fins de semana é a mesma vergonha, gritos e mais gritos para com os pobres miudos que ate choram (principalmente o seu filho), onde nenhum pai esta é a favor destas situações (Caro Sergio isso não é ensinar, isso não é formação, isso é desgastar as crianças, que só tem 9/10 anos, infelismente ninguem mete ordem nesse sr., ou será talvez frustação pessoal??? Fica a pegunta MISTER) Espero que a nova direcção tenha em mente um projecto que passe na maior parte pela formação (Que tambem não é facil, mas tentar não custa), obviamente com os senhores certos, e não só aqueles que andam de fato e gravata, porque detras de um fato e uma gravata, as vezes só há frustrados, que nunca foram nada no futebol, e agoram querem aparecer a todas as custas... E por ultimo não deixem abalar treinadores (uns ja foram embora, outros estão a caminho para o ano), que na realidade percebem e muito de futebol e acima de tudo de FORMAÇÃO!!!

    ResponderEliminar
  10. Agradecia que publicassem o meu comentario, é bastante grande, eu sei, mas é a realidade do clube

    ResponderEliminar
  11. Acabamos com os homens da cas, fora com os atletas de fora, tirando o Rafa, podem abalar todos...

    ResponderEliminar
  12. Tanto "ódiozinho", o que faz uma equipa é a sua união. Todos a trabalhar em conjunto e para o mesmo. Não acredito que os jovens que constituem a equipa, esta ou qualquer outra, não tenham como objectivo dar o seu melhor. É triste as pessoas desde o inicio terem sempre criticado a vinda dos que vieram "de fora".
    Não sou de Elvas, sou Albicastrense mas resido em Lisboa, e compreendo o amor à nossa terra mas isso não implica "ofendermos" ou criticarmos sempre negativamente o que vem de fora. Desde Janeiro último tenho estado presente nos jogos em Elvas e em Lisboa e tenho apoiado a equipa.

    ResponderEliminar