segunda-feira, 28 de abril de 2014

Análise do Jogo "O Elvas" vs Casa Pia




Jogo do tudo ou nada em que o Elvas estava dependente do resultado de terceiros, a equipa apresentou-se já com o plantel bastante reduzido em que Jorge Vicente foi obrigado a reestruturar os 3 setores, devido ao afastamento de Gregg, Mané e Rui Cardoso, colocando Ricardinho como defesa esquerdo substituindo Rui Cardoso, posição que se notou bastante a ausência do jovem lisboeta, tanto defensivamente como nas incursões atacantes, isto também porque Ricardinho tem alguma dificuldade na utilização do pé esquerdo e teria melhor desempenho como defesa direito, trocando com Canoa que tem mais facilidade com os dois pés. Depois João Carapinha no meio campo teve uma boa prestação quer a defender quer a atacar, visto que até foi ele que através dum passe de rutura de Luís Carapinha, obteve o golo do Elvas, por sinal de belo efeito e para um suplente pouco utilizado não esteve nada mal.

Entretanto, surge o caso do jogo no minuto 8 em que a velocidade de Lourinho supera Miguel Soares à entrada da área do Casa Pia e este faz-lhe grande penalidade sem qualquer dúvida e esse erro grosseiro da equipa de arbitragem podia ter alterado por completo o rumo deste jogo, uma vez que sendo convertida a grande penalidade e a consequente expulsão do guarda-redes lisboeta, logo no início do jogo seria muito difícil o Elvas não ganhar este jogo.


No entanto, o Elvas entrou muito bem no jogo, determinado, concentrado, a fazer pressing e a fazer transições ofensivas com algum perigo, durante a primeira meia hora de jogo. Como no minuto 19 já estava na frente do marcador, o Elvas foi circulando a bola rápido e não permitindo que o Casa Pia dominasse o jogo, embora a equipa de José Viriato se apresentasse em Elvas já de uma forma descontraída, por ter a manutenção assegurada e fez alinhar alguns jogadores menos utilizados no campeonato e com uma dinâmica não muito forte de trocas de bolas rápidas mas algo lateralizadas e com pouca profundidade o que beneficiou a equipa alentejana que tinha sempre dois blocos defensivos para cortar as linhas de passe do Casa Pia, no entanto estes, nos últimos minutos da primeira parte fizeram um ligeiro pressing, com o objetivo de alterar o marcador o que vieram a conseguir no minuto 37, na sequência de uma jogada rápida pelo flanco direto e na execução de um cruzamento perfeito Nuno Almeida antecipa-se aos centrais do Elvas e a Rafael e com um bom cabeceamento restabelece a igualdade no marcador.


Na segunda parte, o Elvas continuava a equilibrar o jogo não permitindo ser dominado pelo Casa Pia que apesar de ter melhores executantes não estava a levar de vencida esta partida. Entretanto foram passando os minutos e o Elvas já tinha recebido 4 cartões amarelos sem existir motivo para isso e entre os minutos 71 e 78 são expulsos Braima e Aricson de forma pouco clara e na sequência disso também foi expulso o treinador adjunto João Cristo, por se manifestar totalmente indignado com as atitudes da equipa de arbitragem que estava a destruir por completo a equipa do Elvas, sem que no jogo tivesse existido violência para tal comportamento. Entretanto, foram feitas 3 substituições devido ao enorme desgaste dos que tiveram que lutar contra tudo e contra todos, entrando Rui Santos e os jovens Ricardo Fernandes e Tiago Espirito Santo, que desempenharam bem a sua função embora fosse algo ingrata, na medida em que jogar 9 contra 11 ou ”mais” não foi nada fácil, mas na realidade o Casa Pia foi incapaz com superioridade numérica de vencer este Elvas que foi bravo e digno do seu nome e da sua história.


Vai cair certamente, mas cairá de pé e é lamentável que em cada jogo que perde são duas equipas que o derrotam. Por outro lado, também sabemos que o clube cometeu muitos erros durante a época e que o fez estar mas frágil, mas existiram sempre situações à margem das leis do jogo que o tornaram ainda mais frágil, este facto é que deveria ser analisado pela F.P.F. visto que é reiterado al longo da época.

31 comentários:

  1. Provou-se que não devemos cair no erro de pseudo empresarios nos fazerem chegar jogadores sem o minimo de sentimento pelos clubes que representam. Dos ultimos reforços que chegaram os primeiros não serviam, por um lado não foram mais valias por outro pouca humildade, excluindo-se o Rui Cardoso.
    Por tudo isto e se queremos ter uma equipa digna, vamos tentar manter o maior numero atletas deste plantel, com os nossos jogadores da região, alguns da formação e os africanos que com humildade se entregam ao jogo. Para reforçar teremos que chamar 5 ou 6 jogadores da nossa região, e de preferencia os melhores.
    Que se dê mais uma oportunidade a J.Vicente e a equipa por ele estruturada, de forma a que se alicerce a possivel representação posterior na CNS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então diga-me lá se não são os empresários a colocar os jogadores quem são? Estes empresários trouxeram os jogadores consoante o dinheiro que O Elvas oferecia nada mais que isto. Não venham falar do Danilson pois ele é um caso à parte e o Hemiliano só cá está porque ninguém queria pagar o transfer de 1500 euros. Não se esqueçam que foram empresários que puseram em Elvas jogadores como o Harramiz, René, Rafael, Godinho, Pedro Cardoso, Igor, entre outros que tem passado por Elvas ao longo dos anos. Vocês gostam muito de críticar tudo e todos mas gostava de saber quem aqui dos ilumindados que dizem saber de futebol se oferece para fazer jogadores para O Elvas? Alguém? Não me parece.

      Eliminar
    2. Tem razão hoje em dia no futebol só funciona com empresários e quer queiram quer não vejam que até nos distritais as equipas estão cheias de estrangeiros e os africanos são agora os mais baratos pois aqui à uns anos havia muitos brasileiros mas agora querem muito dinheiro e os adeptos mais maníacos com os jogadores da terra isso já acabou porque não há matéria suficiente para ter uma equipa nos primeiros lugares do distrital e por isso o melhor é ficarem com o Braima e o Oumar e não digo o Danilson porque é muito caro e aproveitem também o jovem Rafael e porque não o Hemiliano que só tem 21 anos e é um avançado com qualidade e depois o resto já podia ser com a prata da casa, mas claro incluindo Luís Carapinha, Lourinho e Marques.

      Eliminar
  2. As saídas do Rui Cardoso, do Coelho, do Galaxo e do Mañas e do Leandro foram um erro que agora se está a pagar caro e depois no distrital não vamos conseguir que eles regressem e aqui na região não há muitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o senhor está bem? O Rui Cardoso quer alguma vez vir para o Distrital de Portalegre um dos piores do país? Vamos lá ter um bocado mais de bom senso por favor, às vezes lê-se aqui cada coisa que só posso pensar que muitas das pessoas que aqui comentam vivem num mundo de fantasia. Os outros ainda são possivéis agora o Rui Cardoso é mesmo a alguém muito ingénuo.

      Eliminar
  3. Para a próxima época:
    GR: Rafael e Luís Marques
    Def: Danilson, Rui Santos, Oumar e Ricardinho
    Méd: Braima, Largueiras, João Carapinha e Luís Carapinha
    Ava: Lourinho, Emiliano e Mañas
    Contratar 2 laterais, 1 médio, 1 extremo e 1 ponta de lança
    Com esta equipa ganhamos o Distrital só com vitórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não percebo sinceramente este tipo de comentários. A direcção afirmou que não temos dinheiro e que temos de passar os próximos anos no distrital para equilibrar as contas e não andarmos a passar por esta vergonha que tem sido este ano e os últimos nos Nacionais e você vem aqui pedir para Danilson e Hemiliano ficar que só o ordenado do Danilson dá para pagar a 3 ou 4 jogadores do distrital e o do Hemiliano a pelo menos 2? Vamos ter mais consciência por favor. O Rafael tem tanlento e se tiver um bom agente nunca mais o iremos ver pois um jogador jovem como ele e com grande margem de progressão merece estar muito mais alto do que no Distrital de Portalegre. O Braima e o Oumar mesmo sendo jogadores que vieram do distrital teriam de ficar numa casa e sinceramente para quem quer ficar na distrital durante uns anos acho que não vale a pena andar a ter gastos extras se pudermos ficar com os jogadores que vinham do ano passado mais uns jovens de Elvas que andam aí em outras equipas. Eu só peço que antes de comentarem que tenham mais juízo, eu também queria o Cristiano Ronaldo e o Messi no Elvas mas metam na cabeça que NÃO TEMOS DINHEIRO!

      Eliminar
    2. Então preparem-se para os jogos às moscas e cada vez menos sócios pagantes. É a triste realidade.

      Eliminar
    3. Lindo comentário o seu. É por causa de senhores como você que o clube está como está. Quiseram a todo o custo ter equipas que não podiamos pagar e agora na hora do toque de reunir e quando o clube finalmente irá adoptar uma estratégia de futuro começam a vir avisos de que os jogos irão começar a ser às moscas e que os sócios abalam. Você e outros que pensam desta maneira deveriam ter vergonha pois não têm cabeça nenhuma para conseguir ver que neste momento está-se a lutar pela permanência das portas do clube abertas. Mas não preferem que se ande a gastar dinheiro que não se tem para voltarmos o mais rápido para o CNS para depois voltarmos a assistir a esta catástrofre pede-se sangue e ofende-se quem ainda pega no clube. Sinceramente não sei como existe ainda pessoas que queiram ser presidente de um clube minado por pessoas que querem tudo feito mas quando lhe é pedido ajuda ou bom senso arrumam a barraca e abalam.

      Eliminar
  4. Se não têm dinheiro arranjem-no. Posição miserabilista e atrasada é a vossa que se vêm sem dinheiro e cruzam os braços, acomodam-se à miséria como se isso não se pudesse resolver.

    Sabem porque é que não há dinheiro? Porque esta direcção não tem ninguém com conhecimentos nem faz nada para conseguir verbas. Têm más relações com a CME onde vão de joelhos arranjar algum e por isso o subsidio não aumentou e depois não conhecem o mundo empresarial e por isso a Delta, a Aqualia e a Servilusa dão zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é de uma pessoa que não vai à Assembleia geral nem sabe nada de nada. A direcção tem pedido dinheiro a muitas portas, por exemplo fomos pedir dinheiro ao Mendão que nos emprestou mas não deu, o tempo em que as pessoas esbanjavam dinheiro já lá vai. O Intermaché de Elvas doou cerca de 4000 mil euros o clube, a delta cortou e muito a treta que o Eurico fez de entregar as faixas de Campeão Distrital em Campo Maior, se Elvas tem uma data de empresas a fechar e com a corda ao pescoço estou mesmo a ver. Falar é fácil mas desafio o senhor ir pedir dinheiro a uma empresa para ver o que lhe dizem. Desafio, o senhor deixe de ser um miúdo e cresça.

      Eliminar
    2. Primeiro, se fizessem as assembleias em dias decentes, eu e muitos outros iamos.
      Segundo, se vocês fizessem o que os sócios vos dizem para fazer, eu e muitos iamos. Mas vocês são autistas e só fazem o que querem e nunca ouviram os associados, aliás só foram para a direcção por causa dos filhos e netos no futebol juvenil.
      E terceiro, eu não disse que vocês não pediram dinheiro. A vocês não dão porque não têm conhecimentos e porque levaram o nome do Elvas para a lama.

      Eliminar
    3. Eu não sou da direcção nem tão pouco sou chegado a eles. Simplesmente concordo com as palavras do Senhor Joaquim Santos, ou não posso? Quanto às Assembleias isso não é culpa da direcção é culpa da Mesa da Assembleia que é um membro externo e faz o que bem entender, não misture alhos com bugalhos. O senhor sabe tanto mas não sabe nada o Senhor Joaquim Santos já acompanha o clube há anos não é agora ou desde que o neto foi para O Elvas, não seja mau caracter. Diga-me então qual era o dia em que o senhor ia a Assembleia? NUNCA POIS EM Elvas tirando muita pouca gente ninguém trabalha à noite, por isso o senhor não foi porque quiz e agora atira com esta desculpa esfarrapada. Já disse e volto a dizer sócios como o senhor não fazem falta nenhuma pois criticam tudo e todos mas não apresentam soluções pois mesmo estando fora da direcção os sócios podem e DEVEM tentar arranjar patrocinios e soluções para o clube, uma direcção e ainda por cima em 2 anos pouco ou nada pode fazer, mas mesmo assim esta direção pagou 39 mil euros da divida, reorganizou a secretaria do clube como nunca antes teve e tentou dentro dos seus possiveís dar uma equipa digna para o CNS não foi possivél. O senhor deixe-se de ser cobarde e apareça na Assembleia e exponha isto cara a cara. Eu vou lá estar e ver se o senhor aparece.

      Eliminar
    4. Claro, não é da direcção e eu sou o Menino Jesus.
      No comentário até disse "por exemplo fomos pedir dinheiro ao Mendão". Ridículo.

      Eliminar
    5. Cá está o autismo da direcção. Está tudo mal e só eles é que estão bem e quem não está com eles nem sócio merece ser!

      Eliminar
    6. Quando uso a palavra "fomos" é porque eu sou sócio do O Elvas Clube Alentejano de Desportos e faço parte dele por isso o que a direcção fizer
      é como se eu fizesse parte dela e todos os sócios deveriam pensar assim, mas enfim cada um com a sua. Já disse e volto a dizer não faço parte da direcção e se fizesse daria a cara pois eles tem o direito de se defender mas não o fazem. Agora você não tem contra-argumentação nenhuma pois ao responderem ao que escrevo em vez de darem a sua argumentção respondem com coisas sem interesses nenhuns. Mas enfim espero que um dia tomem consciência pois é com pessoas como vocês que o clube e portugal estão como estão, pois vocês é numa de venha quem vier muito bem temos um saco de porrada para bater onde descarregamos as nossas frustrações pessoais do dia a dia. Passem bem e dou por aqui a minha participação neste blog por terminada dado que aqui só serve para dizer mal e nunca para debater as coisas boas e as coisas más.

      Eliminar
  5. Equipa para o próximo ano:
    Luís Marques
    Ricardinho, Rui Santos, Filipe Branco e Chinita,
    Largueiras, Luís Carapinha e João Carapinha,
    Lourinho, Ricardo Fernandes e Hugo Ponteiro
    treinador: Prof. João Pedro Ruas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ruas? Epa tragam de volta o mister Jorge Almeida se for assim... O Ruas é bom preparador fisico.

      Eliminar
    2. Meu amigo o Jorge Almeida deu a barraca que deu à 2 anos na 3ª divisão com um plantel que até não era mau e encheu a equipa de pubalgias porque nem sabe dar preparação física e levou o filho para adjunto porque não quer com ele preparadores físicos porque só ele é que manda e além disso é caro para um distrital e pertencendo à prata da casa, portanto já provou que não serve. O Ruas como não há dinheiro e para fazer um campeonato descansado ele é um bom preparador e um razoável técnico e como não é para ganhar o campeonato chega.

      Eliminar
    3. Mas quem está a falar no Nacional estamos a falar no Distrital que é o futuro do Elvas nos próximos anos compreendido? Para o distrital o Jorge Almeida serve perfeitamente, mora em Elvas praticamente é da terra e desde que o ordenado seja baixo para mim tudo bem.

      Eliminar
    4. Mas estás enganado da última vez o Jorge Almeida ganhava 750€ por mês e achas que isto é barato num distrital e na 3ª divisão e para fazer só peladinhas. E quando saiu nem foi amigavelmente o Elvas teve que lhe pagar todos os ordenados até ao fim da época mesmo sem trabalhar, isto é que é ser da quase terra.

      Eliminar
  6. A direção recuperou 39 mil € então devia continuar mais dois anos com alguma substituição de alguns directores, principalmente arranjarem um Director desportivo e um director para a parte dos patrocínios e continuar a gestão contabilística que o Joaquim Santos sabe fazer. Devemos aproveitar as qualidades das pessoas que orientam o clube, esta é a opinião de muitos sócios com quem tenho falado, pois uma direção deve ganhar estabilidade para fazer a recuperação do clube, pois não é em dois anos se recupera financeiramente um clube, devemos todos dar-lhe muito mais tempo, e insistir para que o presidente Santos se recandidate, porque os sócios gostaram do seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A direcção não se recandidata pois o senhor Joaquim Santos desgastou-se muito durante este 2 anos, para além de ter trabalhado muito na minha humilde opinião, foi várias vezes ofendido em público por isso não é facil para uma pessoa estar a fazer um trabalho por amor e ainda andar a ser enxovalhado por todo o lado. Eu acho é que está na hora de se mudar os estatutos do clube, mudar de um mandato de 2 anos para um de 4 anos, pois só assim uma direcção terá tempo para trabalhar como deve ser. Se em 2 anos abatemos 39 mil euros quem sabe ao fim do 4 ano com esta direcção não poderiamos ter uma divída de apenas 30 mil ou menos euros. Enfim este ciclo acabou na próxima segunda feira ser tudo correr bem começa um novo, vamos ver se melhor ou pior.

      Eliminar
  7. E tudo bonito visto de fora. Estão la pelos filhos e netos? Qual é o problema ? E o Eurico estava porque? Para ser politico ? E na primeira divisão? Estavam pelos negócios ? O Elvas não dá nada, só chatices, e as pessoas só recebem ofensas. As pessoas vão trabalham muito ou pouco, bem ou mal mas estão lá, gratuitamente e a darem o seu tempo e muitos ainda são ofendidos.
    Se virmos bem na ultimas décadas, são sempre os mesmos, ou mudam pouco, exceptuando a época do Franklim.
    E agora desta vez vais ser o mesmo, volta o Sr. Eurico. o Sr. Simões ou o Sr. Paulo Canhao, se ainda quiserem claro. Não sei do que reclama-mos estas são as pessoas que dao sempre a "cara" há mais de 30 anos, o resto fala fala, mas para ir para lá a ser ofendido e criticado, a troco de nada, ninguém quer. Gostamos todos do Elvas, então uma direção com muita gente, velhos, novos, com todas estas ideias.....mais isto deve ser um "sonho", porque ou não vamos ter direção ou será igual a outros anos o que vendo bem as coisas já não era mau, pelos menos tínhamos alguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo. É fácil para estes cobardes que aqui andam a falar mal de tudo e de todos mas na hora de se chegarem à frente dizer cara a cara o que pensam das pessoas e tornarem-se homenzinhos e fazerem uma lista está quieto. Mas enfim acredito que quem anda na direcção sabe perfeitamente que nunca irá agradar a gregos e a troianos.

      Eliminar
  8. Por aquilo que me disseram onten na final da taca associacao ,o treinador do mosteirense Eduardo Cunha Carranca sera possivelmente o novo treinador do Electrico da Ponte de sor ira roubarnos jogadores seguramente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Eléctrico não precisa de treinador já tem é o Américo Rosa e nenhum jogador do Mosteirense serviria nesta equipa campeã distrital

      Eliminar
  9. Grande Mosteirense ontem na final temos jogadores com tanta qualidade aqui no concelho e queremos é gente de fora.
    Força Elvas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com qualidade para o distrital e não é para ser campeão.

      Eliminar
  10. O mosteirense provou que com uma equipa com uma media de idades de 23 anos se consegue chegar longe com varios jovens de muito valor e do concelho de elvas e campo maior. Em relacao a esse adepto do electrico apenas digo se nenhum jogador dos mosteiros cabe nesse plantel de lisboa que o electrico tem que ontem tiveram que fazer anti jogo os ultimos 10 m porque estavam a arrasca com o modesto mosteirense ja nao falando do penalty roubado e golo mal anulado mas isso e o normal pois ate o presidente da associacao foi ao vosso balneario no intervalo do jogo. Fala tambem com o teu treinador que mandou observar alguns jogadores do mosteirense pk gostou deles por isso esta caladinho pk voces a ganharem o k ganham a treinar o que treinam pois ai treinam 4 vezes em relva os mosteiros treina 2 e em pelado reduzido so tem e que ganhar tudo mas sem ajudas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blog é do Elvas CAD e que eu saiba não foi à falência por isso aqui só se fala do clube azul e oiro e não queremos saber das guerras do eléctrico com o mosteiros,ponto final. Viva o Elvas.

      Eliminar